Inovações no Setor Mineral

Santa Rita - Artigos - Inovações no Setor Mineral

As grandes mineradoras que atuam no Brasil são experts em inovação tecnológica. Mas uma boa parte do setor mineral precisa de apoio para chegar lá. 

A mineração tem se tornado cada vez mais conhecida como sendo uma indústria de grandes evoluções tecnológicas. A lembrança de uma atividade arcaica e rudimentar tem dado lugar à imagem de processos produtivos mais sustentáveis, tecnológicos, com melhores índices de produtividade, melhores relações com as comunidades em seu entorno e responsável com relação à preservação socioambiental.

No entanto, as cargas tributárias elevadas, altos custos de produção e logística impactam fortemente o caixa das empresas de menor porte, além de burocracias e entraves regulatórios, que limitam os investimentos em inovações.

Nas pequenas empresas, na maioria dos casos, os esforços financeiros são direcionados para a manutenção das suas unidades produtivas e, algumas vezes, para pequenas expansões. O que se observa são inovações de forma concentrada, restritas as grandes unidades e, em alguns casos, nas médias mineradoras. Isso quer dizer que a maior parte da mineração brasileira possui um gap tecnológico e de inovações.

Algumas start up´s existem para modernizar e democratizar a inovação para as mineradoras menores por meio de ecossistemas tecnológicos, como é o caso do Mining Hub, sendo possível oferecer tecnologia de ponta não só para as grandes empresas, mas também para organizações menores, que não dispõem de uma estrutura econômico-financeira, equipes diversificadas e facilidades de importação de produtos e serviços modernos.

Desde a busca por corpos mineralizados por aerogradiometria (Air-FTG – Full Tensor Gravity Gradiometry), altamente tecnológica, passando por caminhões fora-de-estrada autônomos, o ambiente inovador na mineração aumenta a cada dia.

Conheça algumas tecnologias inovadoras recentemente utilizadas na mineração.

– Análises preditivas, por meio de modelamento matemático e simulação de processos;

– Internet das Coisas (IoT), caracterizada pela colaboração entre software avançado e sensores, para comunicação e interação digital;

– Materiais avançados com características superleves, ultra resistentes, de alto desempenho;

– Design, simulação e integração digital, com a criação de protótipos e simulação;

– Robótica avançada e inteligência artificial, com máquinas ou sistemas, com capacidade de realizar tarefas altamente complexas;

– Emprego de supercomputadores;

– Realidade aumentada/virtual;

– Drones autônomos com sensores eletromagnéticos e veículos aéreos não tripulados (VANT);

– Escaneamento 3D.

A Santa Rita acompanha este processo contínuo de inovação para atender o setor mineral com qualidade, agilidade e sob fortes impulsos socioambientais, visando a condução de sua jornada de forma íntegra, eficiente e justa para os clientes e as comunidades onde seus tubos helicoidais em aço carbono ou aço inox estejam presentes.

Em sua nova fábrica, localizada em São Carlos, SP, processos produtivos ágeis, otimizados e sustentáveis são colocados em prática para garantir produtos de excelência e que levam a chancela de que passaram por etapas precisas, utilizando-se de equipamentos modernos e eficientes. Ao adquirir da Santa Rita tubualação para mineração, como os tubos helicoidais em aço carbono, tubos helicoidais em aço inox, acoplamentos mecânicos S10 e S20, conexões-padrão, peças especiais, manifolds, spools e revestimentos antiabrasivos e/ou anticorrosivos, as mineradoras nacionais e internacionais saberão que tecnologia, responsabilidade e atendimento serão priorizados em seu fornecimento.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mais Posts:

Santa Rita - Artigos - Polpa de Minério em Tubos Helicoidais Revestidos

Polpa de Minério em Tubos Helicoidais Revestidos

Pelo fato da polpa constituir um fluido altamente abrasivo, os tubos helicoidais em aço precisam receber uma camada de revestimento interno para que resista ao longo do tempo e não sofra desgaste precipitado, resultando em vazamentos e paralizações não programadas.

Santa Rita - Artigos - Inovações no Setor Mineral

Inovações no Setor Mineral

A mineração tem se tornado cada vez mais conhecida como sendo uma indústria de grandes evoluções tecnológicas. A lembrança de uma atividade arcaica e rudimentar tem dado lugar à imagem de processos produtivos mais sustentáveis, tecnológicos, com melhores índices de produtividade, melhores relações com as comunidades em seu entorno e responsável com relação à preservação socioambiental.

Santa Rita - Artigos - Adutora de Tubo Helicoidal

Adutora de Tubo Helicoidal

As adutoras são tubulações que constituem o sistema de abastecimento de água, as quais interligam o local de captação às estações de tratamento, reservatórios ou origem indicada no projeto. As adutoras podem ser classificadas a partir das seguintes características: tipo de energia utilizada (gravidade, recalque ou mista); modo de escoamento (livre, forçado ou misto); além do tipo de água que transporta (bruta ou tratada).

Santa Rita - Artigos - Tubo Helicoidal para Ar Comprimido

Tubo Helicoidal para Ar Comprimido

O transporte de ar comprimido é tarefa que exige alta responsabilidade por parte dos engenheiros, projetistas e instaladores, uma vez que pressões de trabalho elevadas são utilizadas na operação e uma falha na tubulação pode ocasionar severos danos à vida e ao patrimônio.

Santa Rita - Artigos - Dragagem com Tubo Helicoidal

Dragagem com Tubo Helicoidal

A técnica de Dragagem consiste na limpeza, desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais, tendo como objetivo aprofundamento, manutenção, controle ambiental ou mineração do local. Já a linha de sucção permite extrair e transportar os fluidos de sua fonte, sendo realizada pelo funcionamento de bombas ou pela gravidade. Os dois sistemas possuem sempre a responsabilidade do ecossistema e segurança dos envolvidos como premissas fundamentais.

Santa Rita - Artigos - Transporte de Água Pluvial com Tubo Helicoidal

Transporte de Água Pluvial com Tubo Helicoidal

As redes para drenagem de água pluvial são sistemas capazes de receber e transportar água da chuva por meio de tubulações, conduzindo-a ao destino apropriado para evitar acumulo em áreas potencialmente arriscadas. Estas tubulações são equipamentos públicos ou privados, cujo objetivo é integrar obras de infraestrutura para que a operação do empreendimento ocorra de forma segura e durável.