O Rodoanel Mário Covas é o maior anel rodoviário do Brasil, compreendendo 176 quilômetros de extensão que circunda a região central da Grande São Paulo. Construído ao longo de duas décadas, o Rodoanel conecta todas as 10 rodovias estaduais ou federais que passam pela Grande São Paulo, criando rotas alternativas aos veículos que precisam cruzar a capital, o que evita a circulação e congestionamento de vias urbanas. A rodovia é dividida em 4 trechos, construídos em etapas separadas e operados por duas concessionárias diferentes. Além da capital paulista, o Rodoanel atravessa outras 16 cidades da região metropolitana do Estado.
Em sua extensão, existem dezenas de quilômetros de viadutos que passam por áreas de preservação permanente, nascentes de rios, manguezais, represas e mata atlântica nativa, o que eleva a responsabilidade para minimizar impactos socioambientais.
Problemas e Desafios
Escoar água pluvial e demais fluidos despejados pelos veículos em trechos elevados, de forma segura para o meio ambiente e que mantenha a fluidez e proteção do tráfego.
Aplicações, que anteriormente utilizavam tubos de fibra de vidro, foram destruídas por incêndios causados pelos combustíveis absorvidos pela tubulação. A resina plástica de sua fabricação não suportou o calor e derreteu, vazando fluidos contaminantes no solo e água de importantes áreas.
Tal desequilíbrio, além de causar irreparáveis danos à natureza, gera multas ambientais significativas aos responsáveis, o que torna injustificável o investimento neste tipo de tubulação, especialmente por existir no mercado outras alterativas viáveis e seguras.
Solução Santa Rita
A DLP (Drenagem de Líquidos Perigosos) é disciplina fundamental e deve ser tratada com responsabilidade nos projetos de captação em pontes e viadutos. Água, óleo, combustível, sujeira e demais fluidos contaminantes são escoados diariamente e necessitam de proteção e descarte adequado através de sistemas confiáveis.
Na grande maioria dos viadutos do Rodoanel, tanto nos trechos de ida quanto de volta, foram fornecidos tubos helicoidais em aço carbono, galvanizados, unidos pelo acoplamentos mecânicos flexíveis S20. Além disso, a companhia também pôde entregar os suportes das tubulações, bem como conexões-padrão e conexões sanfonadas ao projeto.
Todos os produtos foram fabricados sob medida e tagueados para facilitar, agilizar e dar mais confiabilidade a instalação. A equipe de montagem soube exatamente quais peças se uniriam em cada local específico, graças ao complexo trabalho de levantamento, projeto e detalhamento realizado pela Santa Rita. Pode-se dizer que o sistema virou o “LEGO da tubulação” no Rodoanel.
O fluido drenado pelo sistema vai para uma caixa de armazenamento que, por sensores, analisa sua composição química. Se identificado algum componente nocivo à natureza, a comporta é automaticamente acionada para isolar o conteúdo. Posteriormente, uma equipe especializada recolhe e esvazia em local apropriado.
Vantagens do Sistema Santa Rita aos Viadutos do Rodoanel
- Durabilidade
- Absorção de vibração
- Resistência mecânica
- Agilidade na instalação
- Facilidade de manutenção
- Rastreabilidade de produto
- Tagueamento para montagem
- Redução nos riscos de vazamento
- Proteção do meio ambiente
- Confiabilidade
- Viabilidade técnica e econômica
Diante do alto grau de responsabilidade exigido em projetos deste nível, associado aos benefícios atrelados às tubulações Santa Rita, é certo dizer que tal solução apresentada e comprovada é a melhor alternativa, especialmente se fornecida de maneira responsável, integrada e coesa.