Produção de alimentos, acessórios, roupas, computadores, celulares, construção de casas e praticamente todos os setores e produtos possuem em comum a presença da mineração. O setor que hoje emprega milhões de pessoas direta e indiretamente, está presente nas mais diversas cadeias produtivas e é essencial para a vida como conhecemos hoje e como estabeleceremos as relações com o futuro, uma vez que alguns minérios são essenciais para a produção, por exemplo, de carros elétricos, turbinas eólicas e painéis solares.
A necessidade da mineração ficou cada dia mais evidente, principalmente durante a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que enfatizou a dependência brasileira da importação de fertilizantes. Outra notícia que vem atraindo a atenção para o setor, foi o recente anúncio de que os Estados Unidos vai investir no Brasil, US$ 30 milhões de dólares (aproximadamente R$ 158 milhões de reais) em uma empresa de transformação de níquel e cobalto.
Conforme dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), o Brasil extrai cerca de 90 bens minerais que servem de insumos a várias cadeias produtivas. Mesmo que a percepção geral seja que os produtos minerais estejam presentes no cotidiano do cidadão em produtos, como automóveis, na construção civil, celulares e computadores, existem muitas outros produtos que necessitam de substâncias minerais, destacando-se agricultura (fertilizantes, corretivos e remineralizadores de solo); alimentação (insumos para processamento de alimentos); eletroeletrônica, na geração e transmissão de dados; produção e transmissão de energia; dentre outras, além da importante água mineral.
De acordo com professor da Escola de Engenharia de Minas Gerais, Lino de Freitas, em artigo publicado na Dom Total, “mais do que nunca, minérios são imprescindíveis em nosso dia a dia. Além de se tratar de uma atividade econômica de suma importância, em função da geração de empregos, arrecadação de impostos e exportação de produtos, os materiais metálicos e não metálicos obtidos por meio da transformação de minérios, estão presentes em praticamente qualquer atividade da vida moderna. Uma infinidade de materiais pode ser citada como exemplos desse fato: aço, carvão, cimento, vidro, fertilizantes, areia e brita para construção, argila para tijolos e materiais cerâmicos e muitos outros”, explica.
Conforme o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, a mineração está presente em tudo. “Na nossa comida, nos óculos, na lâmpada, na fivela do cinto, na fiação elétrica, no celular, no computador, e inclusive no talco que passa no bebê. A mineração é um setor muito importante para a sociedade e precisamos nos atentar mais para isso.
Diante deste cenário e extrema relevância, empresas fornecedoras de equipamentos para o setor mineral se destacam quando fabricam e entregam produtos de qualidade, que garantem durabilidade, performance e custo/benefício, alinhados ao budget das companhias de engenharia, instalação, extração e beneficiamento de minério. Por exemplo, a Santa Rita, empresa consolidada no setor de mineração, produz tubos helicoidais em aço carbono ou tubos helicoidais em aço inox, acoplamentos mecânicos S10 e S20, além de conexões e manifolds para transporte de fluidos dentro dos processos minerais. Tubulação é essencial na mineração e apresentar soluções que gerem produtividade, reduza o tempo de parada e garanta a performance, contribui para que, ao final da cadeia, bons produtos cheguem ao consumidor final.
Fontes: